RELATÓRIO DE ACTIVIDADES – ANO DE 2021

No ano de 2021 mantiveram-se algumas restrições no funcionamento da instituição, provocadas pela pandemia. Mantivemos, contudo,  a actividade editorial, candidatámo-nos aos programas municipais e nacionais,  disponíveis e que visavam mitigar os constrangimentos inerentes  às normas sanitárias em vigor, demos corpo a parcerias e protocolos estabelecidos com outras instituições, acolhendo nas nossas instalações algumas actividades. Reforçámos a nossa abertura à cidade.

Obras editadas

Eppur Si Muove – Uma história ilustrada Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, obra em dois volumes, da autoria de Manuela Espírito Santo. Esta investigação abrange um período entre 1882 (ano da fundação da AJHLP) e 2017.    

   O Sampaio da “Revolução” nas Fracturas do Século, (2ª edição) de Victor de Sá, com prefácio de Manuel Lopes Cordeiro.   Colecção Memória Perecível, da AJHLP. Edição Comemorativa do centenário do nascimento de Victor de Sá.

   O Mundo que Vivi,  recolha em livro das entrevistas públicas feitas, na Associação, ao jornalista e escritor César Príncipe, ao homem do teatro Júlio Gago e a Fernanda Gomes, uma das primeiras mulheres a exercer profissionalmente o jornalismo em Portugal. Colecção Memória Perecível, da AJHLP.

   Gazeta Literária – O número nove da revista da AJHLP foi dedicada ao historiador Victor de Sá, no seu centenário de nascimento, com textos de Alexandre Teixeira Mendes, César Príncipe, Henrique Barreto Nunes, Francisco Duarte Mangas, Jorge Sarabando, Manuel Maria Aboim e Victor Louro.

Apresentação de livros/Debates

   Eppur Si Muove – Uma história ilustrada da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, obra em dois volumes de autoria de Manuela Espírito Santo. A sua apresentação, a cargo do docente universitário Jorge Pedro de Sousa, ocorreu no auditório da Fundação Engº António de Almeida. A sessão foi presidida pelo Dr. Augusto Aguiar-Branco, presidente daquela Fundação, instituição que patrocinou a obra.

No átrio da FEAA foi apresentada um pequena mostra com peças do arquivo histórico da AJHLP.

A mesma obra foi apresentada, quinze dias depois, nas instalações da AJHLP, por Inês Cardoso, directora do Jornal de Notícias, numa sessão presidida por Germano Silva, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AJHLP.

   O Mundo que vivi – Segundo volume de uma obra que preserva em livro entrevistas  públicas feitas a César Príncipe, Fernanda Gomes e Júlio Gago. A apresentação foi feita pelos próprios autores.

   José Afonso Todas as Canções –  No âmbito do protocolo estabelecido com o Núcleo Norte da AJA – Associação José Afonso, lançamento do livro com as pautas, tablaturas e letras de todas as canções de José Afonso. Norte da AJA-Associação José Afonso com quem a AJHLP.

   Procura a Ática – de Marília Miranda Lopes.  Apresentação da obra poética inspirada no imaginário da Grécia antiga pelo Prof. Francisco Topa. Além da autora, a sessão contou ainda com o poeta e diseur Aurelino Costa que declamou poemas do livro.

   O Sampaio da  “Revolução” nas Fracturas do Século – Obra de Victor de Sá. O lançamento ocorreu no dia de comemoração do 139º aniversário da Associação, tendo a sua apresentação sido feita pelo investigador  Henrique Barreto Nunes. 

Exposições

   Sorrisos de Pedra – Vinte esculturas de rostos femininos esculpidos em pedra basáltica de autoria da escultora açoriana Helena Amaral.

Valorização do Património Associativo

   Início da construção do Auditório da AJHLP, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo.

Jornada fora de portas  

         A Associação promoveu mais uma edição da iniciativa Roteiro com História, percurso pedestre de intuito cultural guiado pelo jornalista e historiador Germano Silva sobre temas da cidade do Porto. A concentração, com dezenas de pessoas, foi no Largo Soares dos Reis, junto ao edifício da antiga Pide/DGS, iniciando-se a partir dali um trajecto por várias artérias da baixa portuense que terminou diante da sede da Associação. Durante o percurso houve pausas para Germano Silva evocar activistas políticos, escritores, jornalistas e outras figuras, todos eles ligados por alguma razão aos locais por onde foi sendo cumprido o Roteiro com História.

Outras actividades

   A AJHLP associou-se,  com diversas outras estruturas da cidade, ao Conselho Português para a Paz e Cooperação na cerimónia comemorativa dos 45 anos da Constituição da República Portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here