RELATÓRIO DE ACTIVIDADES – ANO DE 2020
O exercício do ano de 2020 ficou fortemente marcado pela Covid 19, obrigando-nos, nos termos das normas sanitárias impostas, a restringir o número de actividades e de participantes nas mesmas. No entanto, foi possível concretizar alguns dos objectivos propostos no PAO2020, apresentado e aprovado  em Assembleia Geral. Assim, mantivemos a actividade editorial, estabelecemos parcerias com outras instituições da cidade, cedemos, a título gracioso, o nosso  espaço a outras associações, escritores e artistas. Decorrendo em 2020 o período eleitoral para a Presidência da República, recebemos os candidatos que o solicitaram. Prosseguimos com o apoio a causas solidárias e/ou sociais, num exercício pleno de cidadania.
Detalhando por grandes temas:
Obras editadas:
Gazeta Literária nº 7 – Lançamento do número sete da revista da AJHLP, tendo como tema de destaque o poeta Egito Gonçalves, no centenário do seu nascimento. Além da publicação de manuscritos de Egito, este número da Gazeta conta com a participação José Viale Moutinho, Inês Lourenço, Amadeu Baptista, Vergílio Alberto Vieira, César Príncipe, Francisco Duarte Mangas, Fernando J.B. Martinho, X.L. Méndez Ferrín, Rosa Alice Branco, Domingos Lobo, Jorge Sarabando, Ramiro Teixeira, José Manuel Teixeira da Silva, Júlio Gago, João Luís Barreto Guimarães e Nuno Rocha Morais.
Gazeta Literária Nº 8  Publicado o número oito da revista da AJHLP, tendo por tema central o centenário de Bernardo Santareno e textos de Ana Paulo Inácio, António Carlos Cortez, Domingos Lobo, Francisco Duarte Mangas, Henrique Manuel Bento Fialho, João Rios, Jorge Sarabando, José Manuel Mendes, José Manuel de Vasconcelos, Júlio Gago, Óscar Lopes e Manuela Espírito Santo.
Os manuscritos de R.(3ª edição)  de Jaime Froufe  Andrade, ficção.  Colecção Palavra transitiva, da AJHLP.
Uma Luz no Mar– Livro de contos, de Rocha Pato, jornalista e agente cultural coimbrão. Lutador antifascista, privou com Miguel Torga, Carlos Oliveira, Fernando Namora, Paulo Quintela e foi o impulsionador de José Afonso nas quatro primeiras gravações do criador de Grândola Vila Morena. Foi sócio da AJHLP. Colecção Palavra Transitiva, da AJHLP
Uma arte para viver, de Peter Altenberg, com tradução, selecção e preâmbulo de Bruno Monteiro. Colecção Memória Futura da, AJHLP.
O rito do pão (poesia), de David F. Rodrigues. Colecção  Explicação das Árvores, da AJHLP.
Como comer um dióspiro (poesia), de Paulo Moreira Lopes. Colecção Explicação das Árvores, da AJHLP.
O 25 de Novembro a Norte – o processo revolucionário no ano de 1975. (3ª edição), de Jorge Sarabando. Colecção Memória Futura, da AJHLP
Poemas Sociais (poesia), de Nuno Rocha Morais. Colecção Explicação das Árvores, da AJHLP.
Apresentações

  • Gazeta Literária– O número sete da revista da AJHLP, dedicada a Egito Gonçalves, foi apresentado por Germano Silva que evocou o poeta com quem privou de perto. Aurelino Costa e Júlio Roldão leram poemas do homenageado.
  • Poemas Sociais, de Nuno Rocha Morais, publicado na colecção Explicação das Árvores, da AJHLP,  apresentada por João Luís Barreto Guimarães.
  • O 25 de Novembro a Norte – o processo revolucionário no ano de 1975 , 3ª. Edição, de Jorge Sarabando, colecção Memória Futura dao,  apresentado pela escritora Daniela Costa.
  • Apresentação do livro  Mudar o Mundo, Mudar a Vida,de Pedro Bacelar de Vasconcelos. Livro de crónicas que permite observar a última década em Portugal e no mundo. Edições Afrontamento.
  • Debate  a partir da obraLivros que Tomam Partido – Edição e Revolução em Portugal 1968-1980, de Flamarion Maués,  com a participação do autor brasileiro e do historiador Manuel Lopes Cordeiro. Edições Colibri.

Exposições

Mário Sacramento–Exposição bibliográfica comemorativa do centenário do médico, escritor e antifascista Mário Sacramento. Consigna da mostra, a sua relembrada frase: Façam o mundo melhor, ouviram? Não me obriguem a voltar cá.
Segunda Face – inspirada na pandemia, que nos obrigou a tapar o rosto,  nasceu a exposição Segunda Face, que integra peças de 26 artistas galegas e portuguesas: Alvarenga Marques , Ana Romero, Ana Zapatabego Tojo, Blanca Silva, Carmen Cierto, Castrolara, Chelo Rodríguez, Do Carmo Vieira, Inma Doval Porto, Isabel Braga, Isabel de Andrade, Isabel Pintado, María Álvarez, María Rafael, María Rosas, Maribel Longueira, Marta de Aguiar, Mercedes Molares, Miriam Rodrígues, Renata Carneiro, Sílvia Marieta, Soledad Penalta, Tareixa Taboada, Teresa Pedroso, Viki Rivadulla e Emma Pedreira.

Valorização do património associativo

  • Com a aprovação de candidaturas ao programa Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo da Câmara Municipal do Porto  foi possível a instalação de dois elevadores no edifício-sede e a construção de dois gabinetes para instalação do  Arquivo Histórico da AJHLP.

OUTRAS INICIATIVAS

  • Oferta de obras–Um conjunto de livros editados pela AJHLP foi disponibilizado a bibliotecas e associações culturais, numa acção apoiada pela DGLAB- Direcção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas.
  • Homenagem a Adriano– Integrámos a Comissão Organizadora das Comemorações dos 80 anos de Adriano Correia de Oliveira. Prestámos na edição da publicação comemorativa e acolhemos a cerimónia de apresentação do programa comemorativo, de colaboração com o Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira, localizado em Avintes (Vila Nova de Gaia), terra natal do cantor resistente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here