Últimos Poemas, publicado em 2009, foi o único livro que Nuno Rocha Morais (1973-2008) deixou integralmente preparado para publicação, tendo suscitado observações como a de José Mário Silva, para quem o livro parecia ser «a antologia pessoal de um poeta com muitos livros (mas livros que nunca chegaram a ser publicados), a súmula de uma bibliografia inexistente».
Para além desse conjunto, de facto, o espólio do poeta contém uma série de projectos de livros com indicações específicas relativamente a títulos, textos e concepção das obras. Poemas Sociais pretende ser a concretização de um desses projectos – depois da publicação do volume Galeria, em 2016 –, a partir das notas deixadas pelo Autor acerca da
composição de um livro que teria como título 20 Poemas Sociais. Aos vinte poemas que esse projecto originariamente integrava, decidimos juntar alguns outros textos inéditos
que, por razões de afinidade temática e discursiva, se afiguraram de toda a pertinência no âmbito desta colectânea.
A transcrição dos textos foi feita criteriosamente a partir dos originais manuscritos e de alguns dactiloscritos e é da nossa inteira responsabilidade. A selecção dos poemas e a organização interna do livro, embora sigam de perto o desígnio do poeta, são também da nossa responsabilidade.
Com esta edição de Poemas Sociais pretendemos dar continuidade à publicação da obra inédita de Nuno Rocha Morais, com base nos projectos por ele delineados.

Elisabete Rocha Morais
Joana Matos Frias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here